MATÉRIA ATUALIZADA às 11h15min de 19/04/2018
O vazamento de um documento interno da Vigilância em Saúde de Santa Maria (foto ao lado) nas redes sociais e em grupos de WhatsApp colocou parte da população de Santa Maria em alerta desde a noite desta quarta-feira.
Dezenas de leitores buscaram o Diário questionando se o documento intitulado "Investigação de casos suspeitos de toxoplasmose" era verdadeiro ou não.
Surto de toxoplasmose é confirmado por médicos
Na manhã desta quinta, o Diário procurou a assessoria de imprensa da prefeitura, que afirmou que "a situação está sendo verificada pela equipe da Vigilância do Estado. Para evitar mais boatos e informações desencontradas, haverá uma entrevista coletiva de imprensa hoje, às 14h30min, na sede da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde."
Conforme a secretária de Saúde, Liliane Mello, a situação está sendo acompanhada pela Vigilância Epidemiológica do Estado e, nesta tarde, técnicos estarão esclarecendo a população.
O receio da população se torna ainda maior porque, até pouco tempo não havia informações sobre o agente causador da doença, que foi confirmado por infectologistas ao Diário. Conforme os médicos, Santa Maria vive um surto de toxoplasmose, doença que vem causando os sintomas da síndrome febril. Leia mais sobre a confirmação do surto e os cuidados aqui.